SEJA BEM-VINDO! COMENTE E DIVULGUE!

RADIO VERDADE BÍBLICA DE MORRINHOS: EXCLUSIVA PARA OS LEITORES DO BLOG DA IBM

7 de nov. de 2011

IGREJA BÍBLICA DE MORRINHOS - 24 Anos de História

A HISTÓRIA DA IGREJA BÍBLICA DE MORRINHOS - ATUALIZADA

Nascida inicialmente na mente de Deus, a fundação da Igreja Bíblica de Morrinhos deu-se pela iniciativa do missionário americano Reverendo Kendle Nichols, que na década de 70 já atuava nas cidades vizinhas de Marco e Bela Cruz. Um grande incentivo para a implantação deste trabalho evangelístico foi a presença de uma irmã, chamada Julinha, a qual já era assistida pelo referido missionário, uma vez por mês.
Em 1983, tendo retornado da cidade de Horizonte, o Pr. Francisco Aguiar de Andrade passou a colaborar no trabalho da Igreja Bíblica de Marco, sendo que em 1985 após ser vocacionado para a obra de missões e aceito como missionário brasileiro (ABEMA), escolheu como campo de atuação a cidade de Morrinhos, inclusive pela conveniência de morar há apenas 10 km de distância. A princípio o trabalho foi desenvolvido com apenas uma visita semanal, até que em 04 de agosto de 1986, após o casamento do Pr. Aguiar com dona Francisca Neuma, a família finalmente se estabeleceu na cidade para efetivar o estabelecimento daquela futura congregação. Nesse tempo, o Pr. Aguiar andou em quase todas as Igrejas Bíblicas do Ceará apresentando o trabalho e obtendo colaborações em forma de orações, sustento financeiro, materiais evangelísticos como Bíblias e folhetos, além de apoio missionário para a realização de campanhas evangelísticas. O trabalho contou diretamente com a cooperação do missionário Kendle Nichols, que inclusive colaborou com o aluguel de uma casa pelo período de 03 anos, além de algum sustento para o Pr. Aguiar; além deste, o trabalho recebeu ainda a colaboração dos missionários Dale L. Jonshon, Davi Jonshon e Ronaldo Jonshon.
Os primeiros trabalhos evangelísticos foram realizados através de estudos bíblicos domiciliares, visitas e trabalhos específicos com crianças e adolescentes. O primeiro fruto só surgiu um ano depois, por ocasião de um culto de ações de graças pelo aniversário de casamento do Pr. Aguiar e Dona Neuma, realizado em 25/07/1987, quando deu-se então a conversão da irmã Maria Geneci Sales, a qual pela graça de Deus permanece até hoje servindo ao Senhor nesta congregação. Os trabalhos continuaram se desenvolvendo através de amizades, cursos bíblicos, apresentação de filmes evagelísticos que eram projetados na rua e que na época ajuntava de 400 a 500 pessoas, tendo o suporte técnico de missionários americanos; também eram distribuídos folhetos evangelísticos e porções da Bíblia, como o Novo Testamento “O Mais Importante é o Amor”.
Além da primeira conversão após um ano de trabalho, este praticamente não progrediu nos três anos seguintes, e como era de se esperar, veio o desânimo, mas a persistência foi mais forte pois estava vivo no coração o princípio de que primeiro se planta para só depois começar a colher. E de fato, ao final dos três primeiros anos Deus começou abençoar com a tão almejada colheita de almas que se rendiam a Cristo.
Em 1990 finalmente Deus concedeu a oportunidade para a compra de um terreno para a construção do templo. Um homem adquiriu uma casa antiga e ali construiu um ponto comercial, mas como não deu, disponibilizou para a venda; então, como a pequena congregação já dispunha de algum dinheiro em caixa, a este foi acrescentado as doações de vários irmãos para que o negócio fosse fechado. O quarto que já havia no terreno foi ampliado com a cooperação unânime dos membros, tanto na forma de materiais como em dias de serviço. Assim estava erguido o templo da Igreja Bíblica de Morrinhos, situado á Avenida Coração de Maria no Bairro São Luiz, Morrinhos – Ceará. Quatro anos mais tarde, em 1994, foi a vez da construção das classes para a Escola Dominical, mais uma vez em regime de mutirão e contando com a cooperação de todos. Alguns anos mais tarde também foi exposto à venda um terreno ao lado do templo e, como já havia o ideal de um dia ampliá-lo, além de evitar a aquisição por outro que viesse a instalar ali algum empreendimento que prejudicasse os trabalhos da igreja, decidiu-se comprar o mesmo ao custo de seis mil reais, dinheiro que foi tomado emprestado da missão e pago parcelado com a cooperação de alguns membros.
Em 8 de junho de 1991 foi realizado o primeiro batismo dos novos convertidos, irmã Maria Geneci, José Ivani, irmã Zefinha entre outros, que aconteceu na chamada Lagoa do Zé Firmino.
Aquele seria apenas o primeiro de uma série de batismos que se realizaram nesta congregação, em locais como Poço Doce e Rio Acaraú.
No ano de 1998 foi o tempo em que a congregação mais cresceu, chegando a ter na sede cerca de 70 membros, o que somando-se às sub-congregações chegava a totalizar aproximadamente 100 membros. Infelizmente esse número não se manteve, em função do extravio pelo pecado de muitos membros, inclusive de famílias inteiras; mas a obra continuou sendo realizada com o mesmo amor e empenho, acreditando-se sempre que os resultados, os frutos Deus dá no tempo devido.
O ministério do Pr. Aguiar de Andrade permaneceu nesta congregação até o final do ano de 2002 quando foi pastorear a Igreja Bíblica de Cruz. Indagado sobre a sua experiência de tantos anos à frente desta igreja que ele mesmo plantou foram estas as suas palavras: “É muito bom trabalhar na obra de Deus, quando se faz com gosto, tudo dá certo e tem progresso no trabalho. Os pontos negativos quase não se vê. Não devemos esperar as recompensas das pessoas, embora às vezes nos decepcionamos esperando as recompensas aqui na terra, mas nossas verdadeiras recompensas são só no Céu. Mesmo assim é bom olhar pra trás e vê o que nosso Deus tem feito. Me sinto feliz pela incumbência que o Senhor me confiou durante esses anos aqui em Morrinhos. Vou levar para a eternidade estas recordações.
Após a saída do Pr. Aguiar, a Igreja Bíblica de Morrinhos ficou sob a direção da sua diretoria, que na época era composta pelos presbíteros José Solon e Jânio Clever e do diácono Antônio Carlos, que juntamente com outros membros da igreja se revezavam nas atividades de ministração do Louvor, da Palavra e também da Ceia do Senhor, realizada uma vez por mês. A administração financeira ficou por conta do já mencionado presbítero José Solon, que também ocupava o cargo de tesoureiro da Igreja. Dois anos depois, em novembro de 2004, movida pelo desejo de ter novamente um pastor à frente do trabalho, a congregação enviou um convite ao Pastor Antônio Atalício de Sousa, conhecido como Antonio Carlota, natural do município de Cruz e atuante na Congregação de Caiçara, situado naquele município. Após o tempo necessário para oração e avaliação da proposta, esta foi aceita e em janeiro de 2005 o Pastor Antônio Carlota mudou-se para Morrinhos assumindo então a liderança da IBM. A princípio a igreja se dispô-se a pagar o aluguel de uma casa para o pastor, o que fez pelo período de 01 ano, até que em janeiro de 2006 sob o esforço e o incentivo do Pastor Antonio e colaboração de muitos irmãos, foram erguidos mais três cômodos junto das classes da Escola Bíblica Dominical, o que passou a servir desde então, como casa pastoral.
Os trabalhos da igreja continuaram a ser desenvolvidos, agora também com visitas realizadas as localidades vizinhas, inclusive com a ministração regular de estudos bíblicos na localidade de Bom Princípio, distante 4 km da sede, trabalho que já rendeu um fruto para o Reino de Deus. Os primeiros batismos desta nova etapa deram-se em 01/01/2006 em Bela Vista (Jijoca – CE) e em 19/11/2006 no Rio Acaraú (Morrinhos – CE), totalizando 06 batizados. Também nestes últimos dois anos, já se pôde contar sete conversões, uma reconciliação, além de casamentos e diversas consagrações de crianças. 
                   MOMENTO ATUAL DA IBM 
O ministério do Pastor Antonio Carlota nesta congregação perdurou por seis anos, sendo que em Janeiro de 2011 o referido pastor entregou o mesmo, ficando deste então a cargo da diretoria da igreja sob a liderança do presbítero Janio Clever Maranhão, o qual já vinha atuando lado a lado do Pr. Carlota durante todo o seu ministério pastoral nesta igreja.
Hoje a Igreja Bíblica de Morrinhos tem em seu rol de membros, 28 membros plenários além de cerca de 10 membros juvenis. Na Escola Bíblica Dominical estão matriculados 42 alunos, a Escola Bíblica Dominical começa às 8:00 da manhã e se estende até por volta das 9:30. Já os cultos são realizados aos domingos, culto evangelístico; ás terças, culto de doutrina e ás sextas, culto de oração, começando sempre ás 19:30. A cada quinze dias são realizadas reuniões da diretoria para tratar de assuntos internos e administrativos e estudos bíblicos. As segundas acontecem as reuniões femininas, e aos sábados o culto de mocidade, sempre a partir das 19:00 horas, na Igreja.
Pelo menos uma vez por mês é realizado um culto na localidade de Angicos (Itarema – CE) na residência do irmão José Agape. A saída é por volta das 11:00 horas da manhã e o retorno por volta das 18:00 da tarde. E a cada dois meses é a vez da localidade de Córrego Alegre (Itarema – CE), na residência do irmão Raimundo Pereira, com saída às 18:00 horas e volta às 22:00. O transporte dos irmãos e equipamento de som é realizado sempre pelo diácono Antonio Carlos, que de boa vontade tem colocado seu carro (uma D-20 cabine dupla) á disposição da Igreja para a realização de qualquer trabalho distante da sede.
Outro ministério através do qual a Igreja Bíblica de Morrinhos também vem atuando é através de um programa de rádio. Depois de anos de expectativa, finalmente Deus tem nos aberto uma porta de pregação da palavra pelo rádio, em nossa cidade. Iniciativa que teve um grande incentivo e diligência do Pr. Aguiar Andrade e com a colaboração direta da direção, além de alguns membros da igreja, que contribuem financeiramente para a manutenção do programa no ar.
Louvamos a Deus pela apresentação do Programa Verdade Bíblica, que está sendo levado ao ar de segunda a sexta pela Rádio Princesa do Norte AM 1480 kHz (www.princesaam.com)
Morrinhos – CE, no horário de 6:30 ás 7:00 da manhã; O programa que é produzido pelo irmão Janio Clever, tem a duração de meia hora, sendo este tempo dividido em louvores, ilustrações cristãs e estudos bíblicos, além da divulgação dos ministérios e trabalhos da igreja local. A apresentação do programa foi feita no início às segundas, quartas e quintas pelo Pr. Aguiar Andrade, às terças pelo Pr. Antônio Atalício e às sextas pelo Pb. Jânio Clever. Já os estudos bíblicos, variavam entre apresentados ao vivo e gravados, inclusive usando muitos estudos do Pr. Leandro Tarrataca (Ministério Verdade Bíblica), além de mensagens veiculadas pela Rádio HCJB (Hoje Cristo Jesus Bendiz – Quito / Equador). Hoje, com a saída dos Pastores Aguiar e Antônio, a apresentação deste programa ficou por conta somente do Pb. Janio Clever, que grava toda a programação em casa e envia para a emissora. Mais recentemente também estamos veiculando o Programa Verdade Bíblica numa FM comunitária local (Liberdade FM 87,9 Mhz - (www.liberdadefmmorrinhos.com), sendo que nesta o programa tem a duração de uma hora, embora seja transmitido somente durante duas semanas em cada mês. Mas o bom é que durante alguns dias do mês, pelo menos por meia hora estamos no ar nas duas emissoras locais proclamando as verdades eternas da Palavra de Deus.
A repercussão do programa tem sido bastante positiva, comprovando a sua audiência, não só na zona urbana, como também nas localidades rurais, chegando inclusive a ser ouvido em outros municípios, como na cidade de Cruz. Além da audição direta pelo rádio, os ouvintes ainda contam com a possibilidade de receber as mensagens ouvidas, em CD, para ouvir posteriormente e também divulgar com parentes e amigos.
Além deste trabalhos já citados, a IBM continua investindo na ministração de estudos evangelísticos domiciliares e discipulado de novos convertidos. Sendo que cada trabalho realizado visa acima de tudo o cumprimento do IDE do Senhor Jesus Cristo e o desempenho da razão de ser da Igreja de Cristo: proclamar as boas novas de salvação aos perdidos e ministrar as ordenanças bíblicas estabelecidas pelo Senhor, obra que deverá continuar até a volta gloriosa de Cristo. Maranata!

5 comentários:

Marcos disse...

amado Pr. Janio clever,a muito tempo stou a procura das melodias do cantor: carlos alberto, teria como o sr. me enviar todas as melodias dele? ficarei eternamente grato. meu emil: marcos.shalom@bol.com.br
me encontre no facebook: marcos evaristo lopes. shalom adonai!!!

Marcos disse...

aguardo respostas!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu nome é Rosangela,mas pode me chamar de Rosa,amados espero que me ajude,onde encontrar o novo testamento em forma de liro,com o título: o mais importante é o amor.

gracias!!abraços a todos.

Unknown disse...

A paz amados,meu nome é Rosangela,gostaria de comprar o novo testamento em forma de livro,como eu consigo esse livro? o título desse livro é: o mais importante é o amor.


gracias.